Quando devo ir ao psiquiatra?

      O psiquiatra é um profissional habilitado para diagnosticar quaisquer transtornos da área emocional e comportamental sejam eles leves, moderados ou graves. Na prática diária são comuns queixas de tristeza, estresse, ansiedade, insônia, queda da produtividade, alterações de comportamento (repentinas ou de surgimento lento), uso abusivo de drogas/álcool, dificuldades de atenção e concentração ou memória entre outras. Não há pré requisitos para agendar uma consulta com um psiquiatra, o cliente pode agendar espontaneamente ou ser encaminhado por outros profissionais que solicitem uma avaliação, no entanto vale ressaltar que por ter formação em medicina, é o único profissional da saúde mental capacitado para prescrição de medicações psicotrópicas.

      Dentre as condições mais comuns tratadas nessa especialidade estão a dependência química, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), bipolaridade, depressão, pânico ansiedade e esquizofrenia.

 

 

Como é feito o tratamento?

      O tratamento em psiquiatria envolve o uso de medicamentos, psicoterapia e orientações sobre comportamento e estilo de vida. Os medicamentos utilizados agem no sistema nervoso central corrigindo desequilíbrios nos neurotransmissores, substâncias presentes nas células cerebrais.

      Os três profissionais do Cognitiva Londrina são habilitados para atendimento em psicoterapia.

 

Os medicamentos causam dependência?

      A maioria dos medicamentos não causa dependência, enquanto alguns possuem este potencial, mas quando utilizados de forma correta a chance do indivíduo tornar-se dependente é mínima. Vale ressaltar que algumas patologias são crônicas e o tratamento pode prolongar-se por muitos anos.

© 2017 - Cognitiva Londrina